14º EDIÇÃO TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA NACIONAL – SEDE USP

TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA EM TERESINA PIAUÍ

O Torneio Juvenil de Robótica surgiu em agosto de 2009 na USP, idealizado pelo prof. Me. Luís Rogério e Dra. Leliane Nunes. O mesmo está presente em todos os estados do Brasil. No Piauí é representado pela Equipe do Centro Maker.
LOCAL: NUFAF – TERESINA PIAUÍ
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: Disponibiliza nesta página a baixo
INSCRIÇÕES PRESENCIAIS com o professor abaixo, responsável pelos treinamentos de Robótica
Professor Formador de robótica e Criador do Projeto
Prof. Ranildo Lopes de Sousa Penha
Projeto e Robótica: Arduino /  Impressão 3D /  Eletrônica / Aplicativos com App Inventor / Carros / Robos /Garra mecânica / Micro:bit / Makey Makey
Email: ranildope@gmal.com     Fone e WhatsApp: (86) 9 6547 8888
PÁGINA NACIONAL OFICIAL  do Torneio Juvenil de Robótica em Teresina PI
http://torneiojrobotica.org

EVENTO EM TERESINA – Nível 01, 02 e 03
DATA DO EVENTO: 02 de Dezembro no Auditório do NUFAF
HORÁRIO NIVEL 01 e 02: 8:00 as 12:00 – Nível 01 e 02
HORÁRIO NIVEL 03: 13:00 as 17:00 – Nível 03 (Professores, Graduandus, comunidade)
NÍVEIS NO SÁBADO PELA MANHÃ das 8:00 as 11:00
NIVEL 01:As crianças de 6 a 11. Alunos do projeto de Robótica
NIVEL 02: Adolescentes de 12 a 18. Alunos do projeto de Robótica
NÍVEIS NO SÁBADO DO PELA TARDE das 13:00 as 16:00
NIVEL 03: Mais de 18 anos. Professores e cursistas do NUFAF / SEMED
Torneio para Cursistas do Antonino Freire, alunos do projeto de Robótica de Teresina e Interior

DESAFIOS OU MODALIDADES:
NO TORNEIO TEMOS DOIS TIPOS DE DESAFIOS:
01) DESAFIOS DO CENTRO MAKER – CM
02) DESAFIOS DOS TORNEIO JUVENIL DE ROBOTICA – TJR
– Cada modalidades ou desafio terá duas MEDALHAS para os dois primeiros colocados.
– Cada competidor dos desafios receberá certificação de participação do Evento.
– Os competidores dos Desafios do CENTRO MAKER receberação certificação do Núcleo de formação Antonino Freire – NUFAF
– Os competidores dos Desafios do TORNEIO JUVENIL DE ROBOTICA  receberação certificação da Organização Nacional do Torneio Juvenil de Robótica
INSCRIÇÕES DOS COMPETIDORES
TODOS OS CURSISTAS DO ANTONINO FREIRE, DO INTERIOR E TERESINA, AUTOMATICAMENTE ja estão inscritos no NÍVEL 03 do Toneio, mas precisam fazer o preencimento do formulário e participar da aula de apresentação dos desafios com o JUIZ GERAL DO EVENTO.
ALUNOS DAS OFICINAS: Serão inscritos por seus professores ou treinadores nos NIVEIS 01 E 02.Cada professor ou treinador é responsável por repassar as regras e informções do Evento. No momento da Competição do Desafio, não será permitido o presença do treinador a menos de 5,0 metros.
PROFESSORES E CURSISTAS: Será obrigatório assistir a aula de apresentação dos desafios para participar do evento e que seus alunos possam competir,
PROFESSORES DO PROJETO TERESINA N1 ou N2: Irão trazer no mínimo 3 Alunos e inscrever os ALUNOS ( CONFORME LISTA NO FIM DESTA PÁGINA)  no Torneio em quantos e quais desafios puder. Não há quantidade máximo de alunos na competição. Lembrando que apenas um competidor compete no por desafio de forma individual. Não há inscrição de Equipe de competidores, pois a mesma é de forma individualizada.
PROFESSORES DO PROJETO DO INTERIOR N1e N2: Não será obrigatorio trazer e inscrever ALUNOS no mínimo no Torneio. Não há quantidade máximo de alunos na competição. Não há inscrição de Equipe de competidores, pois a mesma é de forma individualizada.

REGRAS DOS DESAFIOS
Regra Geral: Cada Robo ou Projeto, pode participar APENAS DE UM DESAFIO e NIVEL no dia do evento.
– As Regras serão repassadas nos encontros (aula de apresentação dos desafios ) dos cursos de sábado, quinta e sexta feira.
– As regras serão repassadas pela Coordenação do Evento.
– As regras estão divididas em dois Grupos: DESAFIOS DO CENTRO MAKER (nivel do Estadual ) e  DESAFIOS DOS TORNEIO JUVENIL DE ROBOTICA (nivel do Nacional)

NIVEIS E PÚBLICOS DOS DESAFIOS
NIVEL 01
:As crianças de 6 a 11. Alunos do projeto de Robótica
NIVEL 02: Adolescentes de 12 a 18. Alunos do projeto de Robótica
NIVEL 03: Mais de 18 anos. Professores e cursistas do NUFAF / SEMED
DESAFIOS DO CENTRO MAKER – Cursos de Robotica ja concluidos (duas medalhas por desafio)
– PÚBLICO: Alunos e professores do Projeto de Robótica e Cursistas do Antonino Freire
Aqui Cada professor irá inscrever UM ALUNO por desafio. Cada professor só pode inscrever UM ALUNO POR DESAFIO, pode ter dois alunos em niveis diferentes.
01) Carro Fura Balão duas Rodas: sem Bluetooth ou infra – Arena Caixote fechado

02) Corrida de Carro 4wd com Bluetooth: Percurso no local do Evento – Circuito criado no Local

03) Corrida de Carro 2wd com Bluetooth: Percurso no local do Evento – Circuito criado no Local

04) Partida de Futebol com Dois motores: com Bluetooth (ou infra), com DUAS bolas em quadra – Arena Futebol 130 cm x 90cm

05) Partida de Futebol com 4 Motores: com Bluetooth (ou infra)com UMA bola em quadra – Arena Futebol 2m x 1m

06) Partida de Futebol do Carro OTTO: com Bluetooth (ou infra), com DUAS bolas em quadra – Arena Futebol 100 cm x 80cm

07) Pista VaiVem: Carro com Bluetooth (ou infra) – Arena com dois tabletes de 1mx1m e duas rampas de de 80 cm de comprimento: Carro Menor menor ou igual a 19 cm (carro 3D esta na medida, mas Carro 2wd de acrílico esta fora da medida)
   
08) Projetos de Automação digital com Arduino – Cursos de Automação com Arduino, Microbit ou Makey Makey (a apresentação será no inicio do Evento e premiação ao Fim do Evento)
a- Projetos de Automação digital com Arduino
b- Projetos de Automação analógico com Arduino
c- Projetos de Automação Display (ou módulos), LCD com Arduino
d- Projetos de Automação Motores, engrenagens com Arduino
e- MAKEY e SCRATCH: Robótica para Crianças e Adolescentes
f- MÓDULO 01: Robótica com Micro:bit, usando os BLOCOS. (Desafio 5 : Resgate de Alto Risco (caixa suspensa) )

09) Carro Seguidor de Linha – Pista Painel (qualquer carro)
RESUMO: O objetivo é percorrer o circuito de kinha contruido (impresso) em um painel de lona. Este percussor de linha tem uma linha de 10 a 20 cm de largura, a mesma possui no mínimo 3 curvas. Pode ser usado Qualquer robor com sensores de linha.
As linhas pretas, com 1 cm a 2 cm de largura, existirão em toda a arena, podem ser feitas utilizando fita isolante convencional.
SOMANDO OS PONTOS espalhados pela PISTA, sem abandonar os limite


10) Corrida do Carrinho Otto de Rodas – Pista Painel ( qualquer carro Otto de Rodas)
RESUMO: O  objetivo é percorrer o circuito de kinha contruido (impresso) em um painel de lona. Este percussor de linha tem uma linha de 10 a 20 cm de largura, a mesma possui no mínimo 3 curvas. Pode ser usado Qualquer robor com sensores de linha.
As linhas pretas, com 1 cm a 2 cm de largura, existirão em toda a arena, podem ser feitas utilizando fita isolante convencional.

11) ARENA THE BEST (caixa suspensa) – Arena da OBR (Rampa Grande)
RESUMO: O objetivo é percorrer o circuito SOMANDO OS PONTOS espalhados pela PISTA, sem abandonar os limites das linhas pretas. Haverá no percurso uma ponte que para ser vencida exigirá do robô a capacidade de vencer um aclive e, posteriormente, um declive. Pode ser usado QUALQUER ROBO com BLUETOOTH. As linhas pretas, com 1 cm a 2 cm de largura, existirão em toda a arena, podem ser feitas utilizando fita isolante convencional.
DESAFIOS DOS TORNEIO JUVENIL DE ROBOTICA (duas medalhas por desafio)
Cada professor pode inscrever UM ALUNO por desafio em cada nível. Nestes desafios, o 1º LUGAR, pode representar o estado do PIAUÍ no Evento Nacional, custeando seus próprios gastos.
1) Dança de Robôs – Mesa ou palco do Local
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=4o8tavKpmAk
RESUMO: As equipes devem criar uma performance em que um ou mais robôs atuem, necessariamente, com humanos, em coreografia organizada e sincronizada. A coreografia deve ser acompanhada por música durante o período de, no mínimo, 1 minutos e, no máximo, 2 minutos.

2) Cabo de Guerra – Arena redonda (falta construir)
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=RY-EsykxTNE
RESUMO: Cada robô deve ser construído de forma que possa caber sempre, sem necessidade de exercer força, numa caixa de base quadrada de lados iguais a 25,0 cm e altura de 20,0 cm. O robô deve possuir no máximo 1500,0 g. Com as suas bordas postadas sobre os pontos de início, os robôs deverão estar presos por um fio inextensível com 50 cm, completamente esticado, para que possam ser acionados simultaneamente no início do round.

3) Sumô (menos 3 KG)– Arena redonda (falta construir)
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=xqL8dhqIFDU
RESUMO:  A plataforma circular, o Dohyo, é um cilindro de 2 cm a 3 cm de altura e um diâmetro de 80 cm a 100 cm. (incluindo a borda de 2 cm a 3,5 cm). O Dohyo tem superfície clara com borda de cor negra. Durante a partido, com a exceção do julgado e um membro de cada equipe, nenhuma pessoa pode permanecer a menos de 2.2m do centro do círculo.

4) Viagem ao Centro da Terra(pista 89,0 x 120 cm) – Arena OBR, sem caixa, seguidor de linha sem rampa
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=akzSY7qERCM
RESUMO:
1. O ponto de partida, entrada para o cenário, coincide com o ponto de saída;
2. O caminho deverá ser percorrido, completamente, ida e volta;
3. O desafio contempla um objetivo específico de retirar objeto-alvo do interior do cenário e depositá-lo no ponto onde coincidem a sua saída e a sua entrada;
4. O desafio tem um tempo limite para ser resolvido.

5) Resgate de Alto Risco (caixa suspensa) – Arena da OBR (Rampa Grande)
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=fML32zMQZnI
RESUMO: O objetivo é percorrer o circuito, sem abandonar os limites das linhas pretas de orientação, com exceção dos casos em que devem ser ultrapassados os obstáculos (TIJOLO BAIANO) e gaps ou devem vencer redutores de velocidade (LOMBADA formato meia cana de cor clara.de altura 1 cm e base de 2,5 cm), identificar e recolher o cilindro metálico de 150 g (lata de leite MOÇA sem etiqueta) para colocá-la no nicho de cor preta, quadrado preto de lado 25 cm, desenhado no piso e, por fim, o robô deverá recolher-se no nicho verde, quadrado verde de lado de 25 cm, desenhado no piso, local onde deverá encerrar a missão. IMPORTANTE: Haverá no percurso uma ponte que para ser vencida exigirá do robô a capacidade de vencer um aclive e, posteriormente, um declive.

DIVISÃO DE PROJETOS DO INTERIOR DE PROFESSORES OU ALUNOS A APRESENTAR
– Cada professor do projeto pode levar, apenas um aluno por tipo de desafio. Podendo no casso levar até 7 alunos dentre os que participam da OFICINA DE ROBOTICA, um para cada tipo de desafio (veja acima os desafios do projeto)

DIVISÃO DE PROJETOS A APRESENTAR N1 ou N2
– Os professores podem levar mais projeto ou Robôs além do relatado abaixo
Observação: Carros do desafio de Corrida podem ser usados nos desafios de Futebol e VaiVem. Mas não será permitida a troca de CÓDIGOS DURANTE O TORNEIO


ESCOLA E PROSSORES PARTICIPANTES DO TORNEIO
01 U.E. Escolar Dep Átila Lira       
02 CEEP João Climaco D’almeida
03 CETI José Pereira da Silva       
04 CETI Padre Joaquim Nonato Gomes 
05 U.E Des Henrique Couto
06 CEEP Paulo Ferraz 
07 CETI Joca Vieira    
08 U. E. Martins Napoleão   
09 U.E. Estado de São Paulo 
10 U.E. Estado de São Paulo 
11 U.E. Residencial Esplanada      
12 U.E. Cristino Castelo Branco    
13 U.E. Gabriel Ferreira       
14 CEEP  Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez – Premen Sul