M5: Robótica para Crianças: Programação e Robótica usando o Makey Makey
Para o Ens. Fundamental e Ens. Médio
Módulos:
M1: Pensamento Computacional: Atividades Virtual e Desplugada – 20h
M2: Pensamento Computacional com SCRATH: Criando Jogos, simulações e aplicações – 60h
M3: Programação: Programação para lúdica para Crianças e Jovens jogando – 40h
M4: Introdução ao Arduíno: Usando Plataformas Virtuais de Robótica e Eletrônica – 40h
M5: Robótica para Crianças: Programação e Robótica usando o Makey Makey – 60h
Carga Horária Total: Módulos somados –  com 120 horas
CURSO: Criando Jogos, simulações e aplicações, usando BLOCOS com SCRATCH
CARGA HORÁRIA: 60 horas
Prof. Ranildo Lopes – EMAIL: ranildope@gmail.com (86) 9 9547-8888 (Whats)
Carga Horária: 60 horas

PRODUÇÃO DE AULAS NO CURSO:  A cada bloco de onteudos fechado no CURSO (talves um periodo de 15 dias), Todos cursistas farão a Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC 3 Enviar na Plataforma. Assim a cada semana vamos contruindo NOSSAS AULAS DE TECNOLOGIA DENTRO DA PROPOSTA
PROGRAMAÇÃO DA OFICINA
01) 40 h de Scratch
02) 10 h de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica (APICE)
03) 10 h de Organização e Realização de Feiras de Ciências e Tecnologia (APICE)
SCRATCH COM micro:bit
É uma pequena placa de circuitos desenvolvida para ajudar as crianças a aprender programação e a criar com o uso da tecnologia. Ela tem muitas funcionalidades, inclusive tela de LED, botões e sensor de movimento. Você pode conectá-la ao Scratch e criar projetos criativos que combinem a mágica dos mundos digital e físico.

INTRODUÇÃO: Ambiente de programação visual que utiliza a ideia de “blocos de encaixar” para construir programas que irão controlar placas de prototipagem eletrônica Arduíno.
SCRATCH: é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções educacionais. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos que devem ser agrupados.
JUSTIFICATIVA:  Devido a necessidade de aprendizagem de programação de software bem como o entendimento do funcionamento da lógica de programação em micro controladores nos diversos projetos softwares/eletrônicos, seu entendimento se faz extremamente necessário para os alunos que atuam na área de informática.
OBJETIVOS : Tem como objetivo o apoio ao ensino de conceitos básico/intermediários de programação em bloco com foco em robótica, para alunos que queiram iniciar na área de desenvolvimento de software de baixo custo, que os propiciará inúmeras possibilidades de projetos aplicados no cotidiano.
CONTEÚDO SCRATCH
AULA: Variáveis, operadores
AULA: Programação:, estruturas condicionais e estruturas de repetição
AULA: Conhecer o Scratch (ambiente e linguagem de programação).
AULA: Apresentação de jogos exemplos, elementos de um jogo.
AULA: Tipos de comandos do Scratch
AULA: Analisar, projetar, implementar, testar e compartilhar um jogo no Scratch.
AULA: Criar um projeto (inserir atores do jogo, planos de fundo)
AULA: Programar função de atores

O QUE É SCRATCH:  APRESENTAÇÃO DO SCRATCH: Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções educacionais. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos que devem ser agrupados.
OBJETIVO DO CURSO:  O objetivo principal é que os professores possam  ter um domínio sobre a ferramenta do SCRATCH.  scratch é muito mais acessível que outra linguagem de programação embora possua potencialidades de programação muito complexas, que servem de suporte a uma grande diversidade de projetos. Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem, podendo estes serem modificados através dos menus.Com o objetivo de melhorar e aumentar a qualidade das formações para Professores no campo da INFORMÁTICA.
PRODUÇÃO DE AULAS NO CURSO:  A cada bloco de onteudos fechado no CURSO (talves um periodo de 15 dias), Todos cursistas farão a Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC 3 Enviar na Plataforma. Assim a cada semana vamos contruindo NOSSAS AULAS DE TECNOLOGIA DENTRO DA PROPOSTA
OBJETIVOS ESPECÍFICO:  Ministrar curso para professores de Rede Pública Estadual para que QUE POSSAM MONTAR SUAS ANIMAÇÕES E SIMULAÇÕES com finalidades especifica para cada disciplina, feitas no SCRATCH .

Materiais condutores
O Makey Makey é um dos dispositivos de ensino de tecnologia educacional mais versáteis e econômicos em uso hoje.  Trata-se de um circuito eletrônico acompanhado de clipes jacaré e cabo USB, é um kit simplificado para que objetos cotidianos virem touchpads. Para isso basta usar mateiras condutores de energia. EXPERIMENTE DIFERENTES MATERIAIS Transforme qualquer coisa […]
Materiais condutores
O Makey Makey é um dos dispositivos de ensino de tecnologia educacional mais versáteis e econômicos em
uso hoje.  Trata-se de um circuito eletrônico acompanhado de clipes jacaré e cabo USB, é um kit simplificado para que objetos cotidianos virem touchpads. Para isso basta usar mateiras condutores de energia.
EXPERIMENTE DIFERENTES MATERIAIS
Transforme qualquer coisa em uma chave! Você pode fazer uma conexão através de qualquer coisa que seja um pouco condutora. Você também pode criar invenções que combinam peças condutoras e não condutoras.
Abaixo temos alguns materiais:
Materiais condutores
– A maioria das frutas e legumes funcionam muito bem.
– Muitos outros alimentos funcionam também. Tentamos marshmallow, balas de goma, macarrão com queijo, cupcakes, camarão e muitas outras coisas.
– As plantas também podem funcionar. Tente algumas folhas ou flores, mas nada muito seco.
– Play-Doh, Model Magic e outras argilas funcionam muito bem desde que fiquem úmidas..
– As pessoas são condutivas! Conecte uma pessoa ao terra, e outra a uma entrada, e você pode disparar sons quando eles atingirem mais cinco.
Materiais Condutores (CONT.)
– Grafite de um lápis pode funcionar. Faça linhas grossas e escuras e desenhe em uma superfície lisa.
– Papel alumínio e outros objetos de metal funcionarão. Experimente moedas, ímãs, porcas e parafusos, garfos e facas, ou panelas e frigideiras.

Materiais de artesanato
Quando você está inventando, vale tudo! Aqui estão algumas das coisas que gostamos de usar:
Bolas de praia infláveis, pratos de papel, caixas de papelão, vários tipos de espuma macia e rígida, tijolos de Lego, caixas de armazenamento de plástico, bichos de pelúcia e outros brinquedos, chapéus engraçados e outras peças de roupa, folhas de tecido, barbante, fios, elásticos e papel..
Também é importante ter algumas ferramentas para cortar, como tesouras e facas exatas, e maneiras de colar as coisas, como cola quente, supercola, vários tipos de fita e clipes ou grampos.
Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Aula 5.  Este conteúdo é classificado
Plano de aula para professores
Plano de aula: Formas geométricas
Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Projeto final
Produção do projeto FINAL, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Pronto para aprender a codificar teclas pressionadas no Scratch? Makey Makey é divertido com muitos aplicativos, mas depois que você aprende a codificar suas próprias teclas, as possibilidades de inventar são infinitas!

Comece do zero!
Na última lição , você desenhou seu próprio instrumento tocável. Hoje, você aprenderá como codificar seus próprios projetos no Scratch!
Vá para o Scratch e crie um projeto junto com a gente! Escolha seus próprios personagens e cenários e vamos começar!
Se você nunca usou o Scratch com Makey Makey antes, o vídeo abaixo foi concebido como um projeto de criação conjunta!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ExpnM2Wvf5E]
Tente acompanhar o vídeo para codificar as teclas pressionadas no Scratch. O restante desta aula se concentrará em áreas específicas do Scratch para ajudá-lo a aprender como criar seu próprio jogo com facilidade!
SCHATCH
O Scratch  foi criado no MIT e nossos dois inventores (Jay e Eric) faziam parte da equipe do Scratch! O Scratch é um playground de codificação on-line gratuito onde você pode criar suas próprias histórias, jogos e animações com blocos de codificação.
Se for a primeira vez que você olha para o Scratch, reserve um momento para ver como tudo está organizado. Ele tem blocos de código à esquerda, cada um agrupado por cor em paletas para as diferentes coisas que você deseja usar para controlar seus sprites: movimento, aparência, som, eventos, controle, detecção, operadores, variáveis ​​e meus blocos (onde você pode criar seus próprios blocos.)

Para fazer seu sprite (é como chamamos um personagem em seu jogo) fazer alguma coisa, você arrastará blocos de codificação para sua área de trabalho no centro. Você pode arrastar um bloco para o centro e clicar nele para ver o que acontece com o sprite do lado direito. Tente arrastar o bloco “mover 10 etapas” para a área de trabalho e clique nele. Isso fará com que o gato Scratch se mova, mas para que isso aconteça quando você pressionar uma tecla, você precisará usar um bloco de chapéu para acionar o evento. Vá para a paleta “Eventos” e tente arrastar um bloco “Quando este sprite clicou” para sua área de trabalho. Encaixe o bloco de empilhamento sob o bloco de chapéu e agora você pode fazer o gato Scratch se mover quando clicar nele.
Mal podemos esperar para ver seus  projetos se concretizarem !
Makey Makey!
Assista ao nosso vídeo Coding Makey Makey Key para criar ao lado de Colleen. Em seguida, passe algum tempo examinando o restante desta lição e crie seu próprio projeto Scratch. Você pode contar uma história, fazer uma animação ou codificar um pôster na sua sala para falar! Se você quiser fazer algo que não abordamos nesta lição, acesse os ótimos tutoriais do Scratch para ajudá-lo a começar a criar histórias, animações e efeitos sonoros .Adicionando extensão Makey MakeyExistem várias maneiras de codificar teclas pressionadas, mas é realmente rápido e fácil adicionar a extensão Makey Makey para que você saiba quando está codificando com um bloco de chapéu que funcionará com seu Makey Makey!
Um bloco de chapéu inicia um script – pense nisso como uma maneira de acionar algo para acontecer em seu projeto. O Scratch funciona conectando blocos de empilhamento a blocos de chapéu. Os blocos de chapéu acionam os blocos de empilhamento que instruem os sprites em seu projeto como se comportar.
Existem inúmeras possibilidades para criar jogos online, música e inventar seus próprios aplicativos com o Scratch! As coisas ficam ainda mais divertidas quando você adiciona extensões para ajudá-lo a se conectar com coisas do mundo real! Se você tiver LEGO Mindstorms ou um Micro:bit, também poderá adicionar essas extensões! Todas as suas extensões aparecerão abaixo da paleta “Meus blocos” .
Blocos dentro da extensão Makey Makey
Existem apenas dois blocos de chapéu em nossa extensão. Esses blocos de chapéu acionarão os blocos de empilhamento que você adicionar abaixo. Esses blocos de chapéu acionam eventos com base no pressionamento de teclas. O primeiro controlará o que acontece quando você pressiona uma tecla no teclado. Se você deseja combinar pressionamentos de tecla para obter um efeito especial, o outro bloco é um bloco de “código secreto” com algumas opções diferentes de pressionamento de tecla na seta suspensa.
Códigos secretos no zero
Eric Rosenbaum fez esse bloqueio como um aceno para um código de trapaça conhecido como “O Código da Konami”. Você também pode usar esta extensão para colocar códigos secretos em seu jogo que adicionam um recurso de bônus ou usá-lo como parte integrante do seu jogo. O bloco “quando pressionado em ordem” é baseado em códigos secretos dos jogos da Konami dos anos 1980, apelidados de “Código da Konami”.

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