CARRO DUAS RODAS MONTAGEM
O Arduino é uma plataforma amplamente utilizada na prototipagem eletrônica graças à sua facilidade de programação e implantação. Hoje faremos uso dessas características para desenvolver um robô seguidor de linha e entender na prática como essas máquinas amplamente utilizadas na indústria funcionam.
Robôs seguidores de linha em um pátio industrial
Robôs seguidores de linha são máquinas capazes de percorrer um determinado trajeto através de marcações no chão. Isso é possível graças à presença de sensores que identificam as diferenças de cor ao longo do percurso e informam ao microcontrolador esses dados recolhidos, permitindo que, em conjunto com a lógica de programação ali presente, o robô tome decisões e tenha “conhecimento” do caminho que deve seguir.
Suas aplicações são vastas e, como ilustrado acima, estão presentes principalmente nos ambientes industriais, transportando cargas por toda fábrica de forma autônoma. No post de hoje você aprenderá a montar um robô seguidor de linha usando o Arduino e um par de sensores: um incentivo para que você tenha ainda mais interesse pelo mundo da robótica e da programação. Veja só:
Montagem do Robô
Para montar seu robô seguidor de linha, você precisará de:
- 1x Uno R3 + Cabo Usb para Arduino
- 1x Motor Shield
- 1x Kit Chassi 2WD (2 rodas) Robô para Arduino
- 1x Adaptador Bateria 9V para Arduino
- 2x Sensor de Obstáculos Reflexivo Infravermelho
- 1x Jumpers – Macho/Macho – 20 Unidades de 20cm
- 1x Jumpers – Macho/Femea – 20 Unidades de 20cm
- 1x Bateria 9V, ou duas de 3,2 V
- 4x Pilhas AA (de preferência alcalinas)
Além disso, você também precisará de ferramentas como chave Phillips e ferro de solda!
Com tudo em mãos, vamos dar início à montagem do chassi. Confira o passo a passo nas imagens à seguir:
IMPORTANTE
Antes de mais nada, precisamos salientar que nossos kits são todos confeccionados em acrílico. Os comercializamos com uma película protetora de papel craft para evitar danos durante a fabricação e transporte. Vamos mostrar o processo de montagem do kit com a película apenas para facilitar a visualização do processo, mas caso deseje o aspecto translúcido do acrílico em seu robô, basta retirar a película, conforme mostrado na imagem abaixo:
Dito isso, vamos à montagem:
Passo 1: posicione os 4 pilares de suporte para a roda boba conforme a imagem abaixo:
Passo 2: Parafuse-os no chassi e, em seguida, parafuse a roda boba sobre eles.
Passo 3: Solde os fios nos motores, conforme a imagem abaixo:
Passo 4: Posicione os suportes do motor e, em seguida, parafuse os mesmos, como ilustrado abaixo:
Passo 4: Colocação das Prisilias soportes dos motores
SOLDAGEM DOS MOTORES: Aos que não tiverem podem procurar o professor com antercedencia para soldar
Passo 5: O próximo passo é fixar o suporte de pilhas e o interruptor no chassi. Veja a disposição dos mesmos à seguir:
Passo 6: Com o suporte e o interruptor posicionados, você deverá adicionar o interruptor em série com o suporte de pilhas. Para isso, basta cortar o fio vermelho (positivo) e soldá-lo no interruptor, conforme ilustrado abaixo:
Passo 7: Terminado isso, a parte física do seu chassi estará montada, restando agora posicionar os demais componentes eletrônicos ao longo do chassi. Nossa disposição ficou da seguinte forma:
Algumas observações sobre a fixação dos componentes no chassi:
1- Você pode usar fita dupla face emborrachada (VHB) ou cola quente para fixar o Arduino, a ponte H e a bateria de 9V no chassi;
2- A bateria de 9V foi fixada na parte inferior do chassi, como mostrado abaixo. Ela será a responsável por fornecer energia ao Arduino, enquanto as pilhas são exclusivamente para o acionamento dos motores.
3- Os sensores devem ser fixados próximo à roda boba. Para isso, recomendamos fortemente que seja utilizada cola quente e que estejam espaçados conforme a imagem a seguir:
Vamos usar um dos dois SENSORES ABAIXO NO CHASSI DE ACRILICO
OU
Montar Arduino com Motor Shield
<class=”entry-meta”>Vamos utilizar as portas que “sobram” no shield para ligar lâmpadas e sensores. Por isso vamos apresentar um projeto de um Robô seguidor de linha, por muito conhecido também por robô segue faixa.
Chassis Montados
Chassis ja montados
Desta forma, as portas que podemos utilizar livremente são as 6 portas analógicas, assim como as digitais 2 e 13, isso se estivermos falando de um Arduino Uno. Em um Arduino Mega, por exemplo, todas as demais portas também estarão disponíveis.
IMAGENS
>