CURSO: M3: Programação – 60h

Módulos:
M1: Pensamento Computacional: Atividades Virtual e Desplugada – 20h
M2: Pensamento Computacional com SCRATH: Criando Jogos, simulações e aplicações – 60h
M3: Programação: Programação para lúdica para Crianças e Jovens jogando – 40h
M4: Introdução ao Arduíno: Usando Plataformas Virtuais de Robótica e Eletrônica – 40h
M5: Robótica para Crianças: Programação e Robótica usando o Makey Makey – 60h
Ministrante:
ORGANIZAÇÃO E MINISTRANTE DO CURSO
Prof. Criador e Responsável do Projeto e Oficinas:
Prof. Ranildo Lopes – EMAIL: ranildope@gmail.com (86) 9 9547-8888 (Whats)
Graduado em Matemática / Graduado em Computação
M3: Programação e jogos: Programação para lúdica para Crianças e Jovens jogando – 40h
Neste modulo usaremos Plataformas (ferramentas ) de  programação e Jogos On line e Gratuita. Usaremos recursos da web gratuita que, em um contexto de aprendizagem baseada em problemas, permite avaliar automaticamente projetos desenvolvidos com programação EM BLOCOS
PRODUÇÃO DE AULAS NO CURSO:  A cada bloco de onteudos fechado no CURSO (talves um periodo de 15 dias), Todos cursistas farão a Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC 3 Enviar na Plataforma. Assim a cada semana vamos contruindo NOSSAS AULAS DE TECNOLOGIA DENTRO DA PROPOSTA
■ Bloco 01 – Material / Slide (Aula inaugural)
-O QUE é Gamificação
– Plataformas de  programação e Jogos On line e Gratuita
– Material e Plataformas Virtuais de Pr
■ Blocos 02
O CodeMaster é uma aplicação web gratuita que, em um contexto de aprendizagem baseada em problemas, permite avaliar automaticamente projetos desenvolvidos com App Inventor e Snap! em relação a conceitos de programação e design de interface de usuário.
■ Blocos 03
PLATARFORMA com Aplicação web gratuita que, em um contexto de aprendizagem baseada em problemas, permite avaliar automaticamente projetos desenvolvidos com Programação em  Bloco e em relação a conceitos de programação e design de interface de usuário.
■ Blocos 04
PLATARFORMA que utiliza uma sequência de comandos para mover o personagem. Possibilidades de uso para o ensino de Lógica e Algoritmos (Comandos, Funções, Loops, …)
■ Blocos 05
Fundamentos de Ciência do Computação para o Ensino Fundamental. Para alunos de pré-alfabetização no Ensino Fundamental
■ Blocos 06
Os Recursos Educacionais Abertos (REA)
ACESSE https://educacaomaker.wordpress.com/recursoseducacionaisabertos
■ Blocos 07
Repositórios brasileiros
https://educacaomaker.wordpress.com/repositoriosbrasileiros/
■ Blocos 08
Contrução dos Projetos
■ PLATAFORMAS DE PESQUISAS JOGOS E APLICAÇÕES
http://opengameart.org/content/platformersidescroller-tiles-and-backgrounds
http://opengameart.org/textures/all
http://www.gameartguppy.com/
http://www.mapeditor.org/
http://subtlepatterns.com/