Criando Jogos, simulações e aplicações, usando BLOCOS com SCRATCH
Para o Ens. Fundamental e Ens. Médio
Módulos:
M1: Pensamento Computacional: Atividades Virtual e Desplugada – 20h
M2: Pensamento Computacional com SCRATH: Criando Jogos, simulações e aplicações – 60h
M3: Programação: Programação para lúdica para Crianças e Jovens jogando – 40h
M4: Introdução ao Arduíno: Usando Plataformas Virtuais de Robótica e Eletrônica – 40h
M5: Robótica para Crianças: Programação e Robótica usando o Makey Makey – 60h
Carga Horária Total: Módulos somados –  com 120 horas

CURSO: Criando Jogos, simulações e aplicações, usando BLOCOS com SCRATCH
CARGA HORÁRIA: 60 horas
Prof. Criador e Responsável do Projeto e Oficinas:
Prof. Ranildo Lopes – EMAIL: ranildope@gmail.com (86) 9 9547-8888 (Whats)
Graduado em Matemática / Graduado em Computação
Carga Horária: 60 horas
PRODUÇÃO DE AULAS NO CURSO:  A cada bloco de onteudos fechado no CURSO (talves um periodo de 15 dias), Todos cursistas farão a Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC 3 Enviar na Plataforma. Assim a cada semana vamos contruindo NOSSAS AULAS DE TECNOLOGIA DENTRO DA PROPOSTA

PROGRAMAÇÃO DA OFICINA
01) 40 h de Scratch
02) 10 h de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica (APICE)
03) 10 h de Organização e Realização de Feiras de Ciências e Tecnologia (APICE)
SCRATCH COM micro:bit
É uma pequena placa de circuitos desenvolvida para ajudar as crianças a aprender programação e a criar com o uso da tecnologia. Ela tem muitas funcionalidades, inclusive tela de LED, botões e sensor de movimento. Você pode conectá-la ao Scratch e criar projetos criativos que combinem a mágica dos mundos digital e físico.
INTRODUÇÃO: Ambiente de programação visual que utiliza a ideia de “blocos de encaixar” para construir programas que irão controlar placas de prototipagem eletrônica Arduíno.
SCRATCH: é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções educacionais. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos que devem ser agrupados.
JUSTIFICATIVA:  Devido a necessidade de aprendizagem de programação de software bem como o entendimento do funcionamento da lógica de programação em micro controladores nos diversos projetos softwares/eletrônicos, seu entendimento se faz extremamente necessário para os alunos que atuam na área de informática.
OBJETIVOS : Tem como objetivo o apoio ao ensino de conceitos básico/intermediários de programação em bloco com foco em robótica, para alunos que queiram iniciar na área de desenvolvimento de software de baixo custo, que os propiciará inúmeras possibilidades de projetos aplicados no cotidiano.

CONTEÚDO SCRATCH
● AULA: Variáveis, operadores
●AULA: Programação:, estruturas condicionais e estruturas de repetição
●AULA: Conhecer o Scratch (ambiente e linguagem de programação).
●AULA: Apresentação de jogos exemplos, elementos de um jogo.
●AULA: Tipos de comandos do Scratch
●AULA: Analisar, projetar, implementar, testar e compartilhar um jogo no Scratch.
●AULA: Criar um projeto (inserir atores do jogo, planos de fundo)
●AULA: Programar função de atores
O QUE É SCRATCH:  APRESENTAÇÃO DO SCRATCH: Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções educacionais. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos que devem ser agrupados.

OBJETIVO DO CURSO:  O objetivo principal é que os professores possam  ter um domínio sobre a ferramenta do SCRATCH.  scratch é muito mais acessível que outra linguagem de programação embora possua potencialidades de programação muito complexas, que servem de suporte a uma grande diversidade de projetos. Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem, podendo estes serem modificados através dos menus.Com o objetivo de melhorar e aumentar a qualidade das formações para Professores no campo da INFORMÁTICA.
PRODUÇÃO DE AULAS NO CURSO:  A cada bloco de onteudos fechado no CURSO (talves um periodo de 15 dias), Todos cursistas farão a Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC 3 Enviar na Plataforma. Assim a cada semana vamos contruindo NOSSAS AULAS DE TECNOLOGIA DENTRO DA PROPOSTA
OBJETIVOS ESPECÍFICO:  Ministrar curso para professores de Rede Pública Estadual para que QUE POSSAM MONTAR SUAS ANIMAÇÕES E SIMULAÇÕES com finalidades especifica para cada disciplina, feitas no SCRATCH . 
OBJETOS À DESENVOLVER:
Serão desenvolvidos ANIMAÇÕES E SIMULADORES específicos das disciplinas de cada cursista .
CONTEÚDO DO CURSO
Apresentação do curso
Introdução à aula
O que é programação?
O que é o Scratch?
Criando uma conta
Usando o Scratch no seu computador
Interagindo na comunidade online
Explorando o site
Cartões temáticos
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Aula 1. Inspiração
Introdução à semana
Exemplos de animações
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Aula 2. Experimentação
Introdução à aula
Explorando os micromundos
Micromundos para começar
Personalizando seu projeto
Micromundos de dança
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Aula 3. Formalização
Introdução à aula
Dica: Envie mensagem
Dica: Eixos X e Y
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Aula 4. Indo além
Introdução à aula
Sugestões de passo a passo
Remixando um projeto
Plano de aula para professores
Micromundos
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Seção 2: Animações interativas
Aula 1. Inspiração
Introdução à aula
Exemplos de animações interativas no Scratch
Explorando projetos
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Aula 2. Experimentação
Introdução à aula
Voando
Micromundo voando
Criando interações
Micromundo arte interativa
Usando a caneta
Micromundo interação
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Aula 3. Formalização
Dicas
Refletindo: Se e quando
Andando com setas do teclado
Blocos de eventos e blocos de controle
Retomando os aprendizados
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Aula 4. Indo além
Introdução à aula
Ideias e exemplos mais complexos
Exemplos apresentados
Sugestões de passo a passo
Plano de aula para professores
Plano de aula
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Seção 3: Jogos – parte 1
Aula 1. Inspiração
Introdução à aula
Exemplos de jogos criados no Scratch
Explorando outros jogos
Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Aula 2. Experimentação
Introdução à aula
Criando jogos: labirinto
Micromundo: labirinto
Criando jogos: coleta de frutas
Micromundo: números aleatórios
Jogo: coletando frutas
Jogo: Correndo
Jogo: Correndo com obstáculos
Passo a passo: Jogo pong
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Aula 3. Formalização
Introdução à aula
Operador OU
Operador E
Jogo: voando
Retomando os aprendizados
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Aula 4. Indo além
Introdução à aula
Ideias e exemplos mais complexos
Árvore de remix
Entrevistas com programadores de jogos
Fichas passo a passo
Plano de aula para professores
Plano de aula: Relações com disciplinas
Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Seção 4: Jogos – parte 2
Aula 1. Mais recursos para criação de jogos
Introdução à aula
Sensores, cronômetro e outros recursos
Blocos de sensores
Clones
Usando clones
Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Aula 2. Funções e procedimentos
Funções e procedimentos
Criando um procedimento
Criando uma função. Crie sua função!
Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Aula 3. Formalização
Introdução à aula
Retomando os aprendizados
Micromundo geometria
Dica: adicionando fases
Aula 4. Indo além
Outros blocos
Exemplos de usos de funções
Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Aula 5.  Este conteúdo é classificado
Plano de aula para professores
Plano de aula: Formas geométricas
Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Projeto final
Produção do projeto FINAL, PPT e DOC – Enviar na Plataforma

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